Diagnóstico situacional dos CEREST do Estado de São Paulo
Assessoria científica à pesquisa realizada com vistas ao fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, no estado de São Paulo (RENAST-SP). Com recurso para custeio proveniente de parcela pecuniária redirecionada do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, no âmbito do procedimento administrativo promocional 2042.2020.15.000/0, o trabalho de assessoria envolveu a análise quantitativa e qualitativa dos dados, apontamentos e discussão para os resultados da pesquisa.
A pesquisa também compõe o projeto temático de cooperação internacional entre Brasil e França, denominado Innovation and Transformation for Prevention Activity of Professional Risks (em português: Inovação e Transformação da Atividade de Prevenção de Riscos Profissionais – ITAPAR), processo FAPESP nº 2019/13525-0, sediado, no Brasil, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Em parceria com a Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo (DVST-CEREST/SES-SP), foram levantados os aspectos de interesse a serem investigados, resultando na elaboração e aplicação de um questionário online aos trabalhadores e gestores dos CERESTs regionais e municipais do estado. Além das recomendações do relatório de pesquisa apresentado em reunião de devolutiva aos solicitantes e representantes dos participantes da pesquisa, a análise fundamentada na Teoria da Atividade poderá ser acessada em breve [link da RJTDH, quando for publicado].