Projetos

Projetos >

Iniciativa engenharia do trabalho

A partir de um trabalho coletivo envolvendo o MPT (15ª Região) e o CEREST de Piracicaba, constituiu-se uma compreensão melhor dos acidentes com mortes no trabalho em altura, dos instrumentos e formas de intervenção na área. Um dos espaços que despontou como necessidade expressiva de intervenção foi a formação em Engenharia. 

Isto porque, para aqueles e aquelas que investigam o acidente de trabalho, é evidente o papel da Engenharia como um campo transformador e presente em toda a atividade humana, mas que ao mesmo tempo, seus profissionais são majoritariamente carentes de uma percepção mais orgânica e integrada sobre a preservação da saúde e integridade física no trabalho, desde o início de sua formação. 

A partir destas reflexões, em 2019, sob coordenação dos docentes Daniel Braatz (UFSCar), Raoni Rocha (UFOP) e Sandra Gemma (UNICAMP) e do técnico de segurança Alessandro José Nunes da Silva (CEREST Piracicaba) ocorre a idealização da iniciativa que busca dar novo sentido ao termo Engenharia do Trabalho! Mais do que apenas um livro ou um projeto específico, iniciou-se o planejamento de uma série de ações que buscasse desenvolver conteúdos e estratégias para incorporar ao ensino de graduação de todas as engenharias um saber integrado entre planejamento, projeto, saúde e segurança do trabalho. 

Os resultados, até o momento, foram a produção de um livro escrito por 51 autores pensado exclusivamente para o ensino das ciências aplicadas do trabalho em cursos de graduação de engenharia, o desenvolvimento de um site que tem como objetivo dar apoio aos docentes e discentes destes cursos e a produção de encontros (em especial o Fórum de Engenharia do Trabalho) que já reuniram centenas de interessados na temática.  

Somos especialistas no trabalho e na sua relação com a saúde ambiental.

Rolar para cima